O acesso a uma energia limpa e renovável é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com a comunidade internacional para um futuro mais sustentável para o país e o planeta. Mas afinal, o que eles significam para aqueles interessados em produzir sua própria energia solar? Quais as suas vantagens e desvantagens?
Nos próximos tópicos falaremos em detalhes sobre as diferenças entre os sistemas e onde eles podem ser melhor aplicados. Confira abaixo!
O que é o sistema de energia solar on-grid?
O sistema on-grid (na rede, em tradução livre do inglês) é designado aos sistemas fotovoltaicos que estão ligados à rede pública de distribuição. Sua principal vantagem é a liberdade e a segurança que esse modelo proporciona.
Em momentos nos quais a produção de energia está em baixa, o sistema estará pronto para utilizar rede proveniente da distribuidora e, em momentos em que a produção é maior do que a capacidade de utilização, o excedente é repassado para a rede pública, retornando em forma de créditos para os usuários.
Por não precisar da ação de baterias, os sistemas on-grid também costumam ter um valor de investimento menor.
Como funciona o sistema de energia solar on-grid?
Um sistema como este, conectado à rede, funciona da mesma maneira que qualquer painel solar; ou seja, gera energia em corrente contínua, que, então, passa pelo inversor e é transformada em corrente alternada.
No lugar de armazenar a energia excedente em baterias, os sistemas conectados à rede transferem a energia que sobra para a rede de distribuição pública, gerando créditos com a concessionária que podem ser utilizados em até cinco anos.
O que é um sistema fotovoltaico off-grid?
Os sistemas off-grid funcionam de maneira bastante semelhante, mas com uma mudança crucial: no lugar de receber e enviar energia para a rede de distribuição, são usadas baterias próprias.
Essas baterias são responsáveis por armazenar qualquer energia excedente produzida, alimentando o sistema nos momentos em que a produção está mais baixa.
Esse tipo de sistema oferece a independência total da rede de distribuição, sendo ideal para lugares remotos, que não têm acesso à alimentação elétrica por outras vias, ou mesmo para aqueles que desejam maximizar a economia na conta de luz.
Apesar de representar um custo inicial maior, devido à instalação das baterias, esse tipo de sistema oferece também o maior grau de economia.
Como funciona o sistema de energia solar off-grid?
Seu funcionamento é completamente autônomo, abastecendo todos os componentes elétricos dentro da residência, ou estabelecimento, utilizando as baterias e a geração de energia fotovoltaica.
Em vários sentidos seu funcionamento acontece de maneira semelhante ao sistema on-grid. Entenda melhor abaixo:
– A captação da energia solar é realizada por meio dos painéis fotovoltaicos;
– A corrente contínua é transformada em corrente alternada por meio do inversor solar;
– Toda energia excedente é armazenada nas baterias, que contam com um controlador de carga para a proteção do equipamento;
– Durante a noite, ou em dias chuvosos e nublados, as baterias alimentam os equipamentos elétricos normalmente, como a rede de distribuição faria.
O que é o sistema fotovoltaico zero-grid?
O sistema zero-grid pode ser considerado uma inovação no setor das renováveis e uma novidade no mercado. Trata-se de um sistema no qual não há a injeção de energia na rede da distribuidora de energia. Ou seja, mesmo que seja produzido um excedente, ele não vai para a rede elétrica de distribuição.
Em vez disso, toda a energia pode ser direcionada para um quadro de distribuição determinado (por exemplo, para alimentar todo o sistema de ar-condicionado do empreendimento) ou para várias atividades diferentes.
Como funciona o sistema de energia solar zero-grid?
O sistema zero-grid usa um inversor inteligente, com a capacidade de controlar a geração, dependendo da necessidade. Ao mesmo tempo, esse sistema não permite a retroalimentação do sistema fotovoltaico à rede elétrica. O objetivo do grid zero é abastecer e atender o autoconsumo do momento.
Você pode usar um sistema zero-grid em conjunto com um sistema on-grid. Dessa forma, será possível usar todo o potencial de geração energética do sistema e, ao mesmo tempo, não enviar a energia para a rede.
Afinal, qual sistema de energia solar investir?
No Brasil, o uso de energia fotovoltaica está se tornando cada vez mais difundido. Assim, temos motivos para pensar que, em poucos anos, esses sistemas estarão presentes em todo o país. Há anos o modelo já tem se apresentado como uma alternativa eficiente de retorno sobre a geração de energia, uma vez que se trata de uma solução sustentável.
Quer saber mais sobre esses sistemas e em qual deles investir? Fale com a Buzzi Energia!